sexta-feira, 17 de agosto de 2007

CRÍTICA: OS SIMPSONS - O FILME

Por Daniel Levi - O Globo Online.

"Os Simpsons - O filme" estréia nesta sexta-feira para a felicidade inconteste de milhares de crianças, adolescentes, adultos de meia-idade, árabes, judeus, palestinos, cotistas, não-cotistas, defensores das cotas, os contra-cotas etc. A família animada mais famosa do planeta, liderada pelo esteta-mor do politicamente incorreto - o inigualável e insuperável Homer Simpson, personagem que é um reflexo do americano suburbano comum e inspirador da frase acima -, encanta a todos os credos, idades e etnias. Após 18 temporadas e 400 episódios, o melhor programa de TV do século XX (segundo a revista "Time") chega finalmente aos cinemas para delírio de milhares de fãs da série mais bem sucedida da TV.


Em "Os Simpsons - O filme", nosso herói, Homer, já começa demolidor ao assistir um desenho de Comichão e Coçadinha no cinema com sua família: "Tem que ser muito idiota para pagar para ver no cinema algo que se pode ver de graça na TV!", afirma ele. Logo após, ele salva um porco da morte certa, adotando-o como novo membro da família. O porquinho recebe o nome de Harry Porco, somente uma das diversas referências e gozações que permeiam a extensão do longa.

Homer e seu amiguinho (mas, claro, principalmente Homer) serão responsáveis por fazer com que Springfield seja vítima de um desastre ambiental. O presidente dos EUA, Arnold Schwarzenegger, e o chefe da Agência de Proteção Ambiental, Russ Cargill, decidem isolar Springfield com uma redoma. A cidade, revoltada, vai atrás de Homer assim como os aldeões foram caçar o monstro de Frankenstein. Com isso, o patriarca dos Simpsons será responsável por uma cisão em sua família e no casamento, proporcionando uma estranha relação entre Bart e aquele que amamos odiar, o carola Ned Flanders. Homer terá que reavaliar suas escolhas e tomar a decisão mais importante de sua vida. Cabe a ele encontrar o caminho que lhe permitirá salvar seu casamento, sua família, e sua cidade.

O roteiro, escrito a 22 mãos, teve mais de 100 tratamentos, e foi sendo reescrito durante dois anos. O filme possui 100 personagens com falas, e conta uma história bem desenvolvida, com conflitos, ótimos diálogos e muito humor inteligente. "Os Simpsons - O filme" dispara sua metralhadora giratória e acerta em alvos tão díspares como, dentre outros, Al Gore, Bush (principalmente), Tom Hanks, os filmes de ação/efeitos especiais e, nos créditos finais, os estudantes de cinema já formados. Ou seja, cineastas.

Alguns poderiam dizer que eles tampouco poupam a si mesmos. Todas as situações e gags visuais - algumas (não, várias) rapidíssimas - estão muito bem costuradas e, sempre, a serviço da história que se quer contar, fazendo com que a trama avance. Quem está acostumado com o desenho animado da telinha, já sabe que a série é uma obra que sempre está contando uma piada além da piada, passando uma outra informação - quase sempre aprofundando a psicologia de um personagem, através de elementos de sua biografia - nem sempre codificada por todos. Por isto, há que se estar atento às sutilezas do roteiro, que são muitas. Caso contrário, há apenas a possibilidade de se rir menos.

Com uma hora e meia de duração, estas sutilezas vão sendo, assim como os detalhes, distribuídas por toda a telona. Entretanto, a lamentável ausência do ótimo Waldyr Sant'Anna - principal dublador de Homer -, mesmo amenizada com um ótimo trabalho de Carlos Alberto - que seguiu o dublador oficial, Dan Castellaneta - pode vir a irritar (bastante) os fãs mais ardorosos. O que não deixa de ser uma pena, mesmo sendo este o único ponto destoante do filme que, após quase 20 anos desde a criação de seus personagens, é um dos mais aguardados dos últimos tempos. E ele é aguardado não somente para presentear os fãs com uma história completa em um longa-metragem. Mas também, e sobretudo, para que se possa visualizar na tela grande um trabalho genial e que continua relevante, ao se apropriar muito bem das mudanças e inovações que esta época tecnológica e veloz proporciona. Sem nunca perder o pique. Ou a piada.

Veja o Trailer:
Os Simpsons - Trailer final legendado em português

Add to My Profile More Videos

Nenhum comentário: